quinta-feira, 16 de julho de 2009

O. S. M.

“O. S. M. - É uma atividade
administrativa voltada para a obtenção da melhor produtividade possível dos Recursos Humanos - RH, Recursos Materiais - RM, e Recursos Tecnológicos - RT, através de técnicas científicas que envolvem os aspectos comportamentais e instrumentais, no ambiente interno ou externo da empresa”


1. Organização


Organização da Empresa é definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos, visando ao alcance dos objetivos e resultados estabelecidos.


Estrutura Organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa.


O termo “Organização” freqüentemente tem sido empregado como sinônimo de arrumação, ordenação, eficiência, porém, em nosso objetivo ORGANIZAÇÃO deve ser entendida não apenas como o quadro estrutural de cargos definidos por:

• respectivos títulos;
• atribuições básicas;
• responsabilidades;
• relações formais;
• nível de autoridade; e
• aspectos culturais


Nestes termos, podemos definir como função básica de ORGANIZAÇÃO, o estudo cuidadoso da estrutura organizacional da empresa para que esta seja bem definida e possa atender as necessidades reais e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa.

1.1 A Estrutura Formal

É aquele oficialmente definida na empresa com todas as formalidades e padrões vigentes quanto á forma de preparação e divulgação de normas a respeito. Será encontrada:

• em simples comunicados;

• instruções;

• Manuais de Procedimentos ou Organização

• Forma Gráfica: ORGANOGRAMA

• Forma Descritiva: DESCRIÇÃO DE CARGOS

Embora necessária e tantas vezes desejada, a estrutura formal poderá não ser adequada em determinadas empresas, e mesmo sendo adequada terá que conviver com a Estrutura Informal

1.2 Estrutura Informal

Os funcionários das empresas pertencem automaticamente e inevitavelmente à vida informal das mesmas. Deste relacionamento do cotidiano, surgem

• entendimentos extra-estruturais;

• conceitos alheios às normas;

• desentendimentos;

• eventuais conflitos;

• lideranças naturais; e

• amizades e ações benéficas ou prejudiciais à empresa

Na maioria dos casos, é dada liberdade total para a organização informal, mas isto é perigoso e não tem razão de ser, porque é administrável e direcionável positivamente. Exemplo de Sucesso:

“Empresas que estão praticando com critérios claros e de comum acordo, a participação de funcionários na gestão e nos lucros”

Nestes casos ocorre:

• transparência;

• lealdade;

• sentido colaboracionista


1.3 ORGANIZAÇÃO - Atividades de OSM

• Projetar a criação, união ou eliminação de unidades, bem como acompanhar a respectiva execução;

• Descrever e definir o objetivo e as funções de cada uma das unidades empresariais;

• Divulgar, nos níveis competentes, os trabalhos desenvolvidos em OSM;

• Implantar e acompanhar in loco os trabalhos desenvolvidos por OSM;

• Elaborar, emitir e divulgar as normas, regulamentos e manuais necessários;

• Estudar os ciclos organizacionais;

• Analisar as alternativas de ação para promover a maturidade organizacional;

• Avaliar impactos ou desgastes provenientes das ações e dos ciclos; e

• Estruturar as formas e necessidades de treinamento de pessoal visando o desenvolvimento.

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