quinta-feira, 16 de julho de 2009

Sistemas

2. Sistemas

Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Na discussão de problemas empresariais de nossa época a palavra SISTEMA, vem sendo usada com muita freqüência, de tal forma que pesquisadores estão estudando sistemas, analistas vêem as organizações como sistemas, e aumenta gradativamente a instituição de Órgãos e CIAS sob enfoque sistêmico. Uma definição de Sistema em termos de Administração de empresas poderia ser:

“Sistema é um conjunto de atividades interligadas de forma que todas estejam em uma relação direta, de maneira a possibilitar que determinados objetivos sejam alcançados”

2.1 Objetivos do estudo de Sistemas na Empresa

• Identificar todos os sistemas que ocorrem na empresa, definindo
de forma objetiva as entradas, as operações e as saídas, que devem
estar sempre em sintonia com os objetivos preestabelecidos;

• Canalizar todas as forças e energias que ocorrem no sistema para os
objetivos preestabelecidos;

• Estabelecer sistemas de controle e avaliação, permanentes em todas
as fases do sistema (entradas, processos, saídas e retroalimentação).
visando acompanhar e desempenho em relação aos objetivos; e

• Criar sistemas de retroalimentação, que sejam verdadeiras
reintroduções no processo, para que este não perca o seu movimento
dinâmico, não haja “estrangulamentos” no sistema de comunicações
da empresa, auto-regulando os sistemas


2.2 SISTEMAS - Atividades de OSM


• Análise de viabilidade econômica no desenvolvimento de sistemas;

• Elaboração de cronogramas físico/financeiro/pessoal para
desenvolvimento;

• Avaliação de equipamentos, instrumentos e ferramentas á disposição;

• Análise e definição da amplitude dos níveis organizacionais contemplados;

• Definição e estruturação dos dados a nível operacional das informações transacionais;

• Definição e estruturação das atividades dos sistemas de informação para integração e planejamento das informações gerenciais;

• Definição e estruturação das informações visando proporcionar flexibilidade, adaptabilidade e respostas rápidas à tomada e ao apoio às decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário